06/07/2015

TAG Rock na Literatura

A Tag "Rock na Literatura" foi criada pela Francine Ramos do Livro&Café e aproveitando o Dia do Rock por chegar, o Estante Insólita também respondeu.

Rock na Literatura:

1.) Metallica – One: um livro sobre guerra
Uma Praça em Antuérpia. Ótimo livro que retrata parte da Segunda Guerra Mundial em vários países da Europa, ao contar a vida de uma moça Portuguesa em sua fuga pelo continente. Leia mais aqui.



2.) Muse – Undisclosed Desires: um livro de um jovem escritor
O Ser-se, de Júnia Azevedo. Minha leitura atual, em breve mais comentários por aqui.



3.) Iron Maiden – Fear of the Dark: um livro que dá medinho
O Cão dos Barskerville, Doyle - De todas as histórias de Sherlock Holmes, esta foi a que mais me chamou atenção. O cão e a história envolvida dão um clima sombrio, e junto com o mistério a ser resolvido, o livro acaba dando um medinho. Quando o li, peguei emprestado da biblioteca municipal da minha cidade, em uma edição antiga de capa dura.



4.) Nirvana – “Smell like teen spirit”: um livro com um personagem adolescente e rebelde
O Amante. Marguerite Duras, ao contar sobre a adolescência da personagem (ou a sua própria), acaba mostrando uma menina com visão além do esperado, o sentimento de rebeldia era grande nela, mas não a rebeldia ao estilo "Kurt Cobain", me refiro a uma rebeldia de ideias.



5.) Led Zepellin – “Stairway to Heaven”: um calhamaço
Não escolhi nenhum clássico da literatura mundial, escolhi Minha Vida, Bill Clinton. Longe de termina-lo, estou achando interessante ler esta biografia. Acreditem, são mais de 900 páginas.



6.) Legião Urbana – “Eduardo e Mônica”: um livro romântico, com final feliz
Não encontrei na minha estante um livro romântico, mas A Tulipa Negra tem um final feliz.



7.) Engenheiros do Hawaii – “Somos quem podemos ser”: um livro repleto de metáforas
Um Sopro de Vida - Outro que li a edição emprestada da biblioteca municipal. Relata o sentimento do "autor"e de uma personagem criada por ele.



8.) Toca Raul!: um livro que ninguém mais aguenta falar sobre
O Pequeno Príncipe. Também li na biblioteca e gosto muito deste livro.



9.) Pitty – “Admirável chip novo”: um livro sobre ficção científica
Laranja Mecânica. Minhas duas (belas) edições.



10.) Florence and The Machine – “What the water gave me”: um escritor suicida
Florbela Espanca. Há indícios de que a poetisa cometeu suicídio, mas nada comprovado. Visto que sua vida e obra demonstraram uma certa reverência à morte, a escolhi para este item da Tag.


Para ver o vídeo original do Livro&Café, acesse o link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário